Carregando...
27 maio

Os 30 anos do STJ: Passado, presente e futuro

Luis Felipe Cunha, sócio fundador do V&C e vice-presidente do Instituto dos Advogados do Paraná, e Felipe Mendonça, advogado do V&C e membro do IAP, estiveram presentes em uma manhã especial no instituto: Joel Ilan Paciornik, ministro do Superior Tribunal de Justiça, visitou o IAP para proferir a palestra “Os 30 anos do STJ: passado, presente e futuro”.

Durante sua exposição, o ministro recapitulou o início da Justiça Federal,  as atribuições do STJ, bem como as dificuldades enfrentadas devido ao excesso de processos que tramitam no Tribunal. De acordo com Paciornik, gerenciar a quantidade de processos é um dos desafios para o futuro – e um dos caminhos seria a união de diferentes atores do mundo jurídico.

O ministro ainda agradeceu o convite do IAP, que “tem colaborado por mais de um século para difusão da cultura jurídica”, e, no encerramento da palestra, recebeu de Luis Felipe Cunha uma homenagem da instituição, além de um exemplar do livro do centenário e da revista do IAP. Um evento que permitiu um olhar mais aprofundado sobre a história, os desafios e os próximos passos do STJ.